RENATTA

RENATTA

RECEITAS COM PRAZER E DELICADEZA

RECEITAS COM PRAZER E DELICADEZA
LIVRO DE RECEITA....HUMMMM AQUI TEM HISTÓRIAS...É NA COZINHA QUE ROLA UM BOM PAPO...ENTRE AMIGOS...PAIS E FILHOS...E ESTA NO LIVRO DE RECEITAS A NOSSA HISTÓRIA...E TAMBEM DE MINHAS AMIGAS E AMIGOS QUE TRAREI COM CERTEZA..QUERO DEIXAR BEM CLARO QUANDO ENCONTRO UMA RECEITA MUITO BOA...FAREI QUESTÃO DE COLOCAR NO BLOG...E FIQUEM A VONTADE PARA VER E FAZER AS RECEITAS QUE AQUI ESTOU POSTANDO...É UM PRAZER QUE VOCE ME VISITE E VOLTE...PARA ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS...AOS MEUS AMIGOS UM BJUUU NO CORAÇÃO....RE

Seguidores

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Chantilly de leite Ninho



   Olá, tudo bem? Em meio às “obras” para a confecção do novo site, vim postar uma receitinha para todo mundo poder transformar a sua casa em confeitaria. É um recheio/cobertura super fácil de fazer, e muito versátil! E, até o momento, não teve ninguém que não tivesse gostado.
   Tudo começou quando fui à uma doceria muito famosa em São Paulo, a Sodiê. Lá eles vendem um bolo, chamado de Delícia de leite II, que é um bolo branco com recheio e cobertura de chantilly de leite Ninho e chocolate branco. Foi como se eu voltasse a ser criança em uma mordida. Minha mãe fazia aqueles saudosos docinhos de leite Ninho, que estão voltando à moda agora, e eu adorava aquilo, os chamados de “docinhos moldados”.
   E, com aquele sabor na mente, eu tinha que conseguir fazer aquilo em casa. Comecei pelo modo clássico, que vou apresentar aos mais “puristas”, que é um chantilly convencional com adição de leite ninho e açúcar baunilhado.


Ingredientes:
  • 500 mL de creme de leite fresco;
  • 6 colheres de sopa de leite Ninho
  • 2 colheres de sopa de açúcar baunilhado.


Modo de preparo:

   Mas o que afinal é açúcar baunilhado? É uma forma excelente de reaproveitar favas de baunilha. Como elas são muuito caras, aqui no Brasil, pelo menos, e continuam muito aromáticas, mesmo depois de você retirar as sementes para usar em alguma receita, basta você encher um pote, com algumas favas usadas, com açúcar, e deixar aquele aroma da baunilha passar para o açúcar. Precisa disso? Sem isso não tenho receita? Que isso, de forma alguma. Mas dá um toque bacana.
   Ah, um detalhe. Esse açúcar é diferente do "açúcar vanille", que é um pós flavorizante sabor baunilha.
   Mas, de volta ao chantilly...
   Bata, junto, o creme de leite fresco (bem gelado) com o leite ninho e o açúcar. Adicione açucar ao seu gosto. Para os diabéticos, provavelmente é possível adicionar adoçante culinário, pois ele só entra mesmo para equilibrar o doce do chantilly. Eu, particularmente, não gosto dele muito doce não.
   O importante é batê-lo até começar a fazer o “ponto de bico”. Como eu sei isso? Quando você vê que o chantilly está bem fofo, como claras em neve e, quando retira o batedor do chantilly, o pico de chantilly fica no lugar. Chegou nesse ponto, é só deixar umas boas duas a seis horas na geladeira, para que ele dê um ponto melhor para você confeitar, ok?


Agora vamos à soplução que sempre dá certo, para os confeiteiros, porque, afinal, creme de leite fresco não está disponível em qualquer lugar, é mais sensível, perecível e, mais importante, caro.
Essa versão alternativa foi montada com base em várias receitas que vejo em sites e páginas do facebook. Acaba que muita gente adora esse chantilly de leite Ninho. Como fazer? Vamos lá:

Ingredientes:

  • 1 caixa de 200 mL de base para chantilly;
  • 10 colheres de sopa de leite Ninho;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1/3 de xícara de água gelada (pode chegar a ¾, se quiser um chantilly mais molinho/suave)


Modo de preparo:

   Misture, na batedeira, a base para chantilly, o leite Ninho e o açúcar. Misture bem e comece a bater. Vai ficar uma massa bem firme em pouco tempo. Para acertar o ponto para confeitar, adicione a água gelada (pode ser leite também) aos poucos, até que o chantilly fique naquele ponto bonito de confietar, com picos firmes, porém com uma tetxura suave. Não adicione a água toda de uma vez só, senão o chantilly ficará cheio de grumos.
   Essa segunda cobertura resiste mais ao calor, você pode, se encontrar numa promoção ou não tiver como refrigerar na hora, comprar uma quantidade maior de caixinhas de base de chantilly. E até agora ela sempre deu certo. Nunca passa do ponto, ao contrário do chantilly normal, que, depois do ponto de bico, talha e vira manteiga.

Minhas sugestões?
   Use puro, com chocolate branco, misture com chocolate meio amargo, para dar contraste, recheie com geléia de frutas vermelhas ou pedaços de futas. Ou coma acompanhando morangos. Não precisa de mais nada, acredite em mim.




Então é isso. Blog em etapa final de reconstrução. Em breve teremos muitas novidades por aqui!


Espero que gostem!
http://cientistamestrecuca.blogspot.com.br/2014/06/chantilly-de-leite-ninho-ou-coisa-mais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário