RENATTA

RENATTA

RECEITAS COM PRAZER E DELICADEZA

RECEITAS COM PRAZER E DELICADEZA
LIVRO DE RECEITA....HUMMMM AQUI TEM HISTÓRIAS...É NA COZINHA QUE ROLA UM BOM PAPO...ENTRE AMIGOS...PAIS E FILHOS...E ESTA NO LIVRO DE RECEITAS A NOSSA HISTÓRIA...E TAMBEM DE MINHAS AMIGAS E AMIGOS QUE TRAREI COM CERTEZA..QUERO DEIXAR BEM CLARO QUANDO ENCONTRO UMA RECEITA MUITO BOA...FAREI QUESTÃO DE COLOCAR NO BLOG...E FIQUEM A VONTADE PARA VER E FAZER AS RECEITAS QUE AQUI ESTOU POSTANDO...É UM PRAZER QUE VOCE ME VISITE E VOLTE...PARA ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS...AOS MEUS AMIGOS UM BJUUU NO CORAÇÃO....RE

Seguidores

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Queijo Cottage Caseiro












Apesar de a lactose não ser o melhor amigo de um músculo rasgado e 
definido, devo confessar que não é nada fácil retira-la da dieta. 
Particularmente passo bem sem beber leite e outros lacticínios, 
mas quem me tira o queijo, tira-me tudo, ou quase tudo!

Por outro lado, o queijo que compramos, para alem de lactose, 
fornece uma porrada de outras substâncias que em nada abonam
a quem quer uma alimentação o mais saudável possível. 

Dito isto, e para quem lê este blogue, e como eu, é um viciado
 em queijo, vou explicar uma forma saudável, simples e económica 
de fazer o nosso queijo em casa, com a vantagem de escolher os 
ingredientes que queremos.

O Cottage é um queijo muito falado na comunidade desportiva,
 isto porque é sem dúvida uma boa fonte de proteína com baixa
 percentagem de gordura e, normalmente, baixo teor de sódio.
 É um queijo tipo fresco, não prensado, que preserva algum soro 
dentro de ele. Isto faz deste queijo e sobre tudo da sua parte
 proteica, um dos preferidos pela comunidade fitness.

Em Portugal não é muito fácil encontrar este queijo nas prateleiras 
dos supermercados e os que há não são nada económicos.
 500g deste queijo podem custar quase 3€.

Esta receita rende cerca de 300g de queijo Cottage, mas isto 
vai depender do tipo de leite usado, gordo, meio gordo, magro, 
sem lactose, etc...

Vamos lá então explicar como se faz:

Precisamos:

1 Litro de leite (Usei leite do do dia meio gordo)
3 a 6 colheres de sopa de sumo de limão ou vinagre
Flor de sal

Preparação:

Existem várias receitas na Internet sobre como fazer este queijo em casa,
depois de ler várias e testar algumas delas, cheguei a esta que descrevo
 aqui e que considero ser a melhor maneira e mais saborosa de obtermos
 um queijo Cottage bem conseguido.

Aquecer o leite até os 90º C. No meu caso como aqueci na Bimby
 (sim tenho uma Bimby). Aconselho a comprar um termómetro de 
cozinha para não falhar muito esta temperatura. Contudo, se não 
tiverem pode ser a olhómetro, para isso o truque é ir mexendo o
 leite enquanto ele vai aquecendo e desligar ou apagar o fogo 
antes de começar a ferver.
Depois colocamos umas 3 colheres de sopa de sumo de limão e
 mexemos suavemente até ver o leite a coalhar, se 3 colheres não
 forem suficientes adicionamos mais uma ou duas até conseguir 
uma separação bem denotada do soro (líquido verde) e do coalho.
Algo parecido com isto:

cottage

















Também se pode usar vinagre, mas com o sumo de limão os resultados
 foram mais do meu agrado, tanto a nível de sabor como textura. 
Depois de conseguido o coalho deixar repousar uns 5 minutos. 
Despejamos tudo para um coador fino, peneira ou um pano (linho) 
e deixamos escorrer sem apertar ou espremer o coalho durante
 pelo menos uma hora.

















O soro pode ser aproveitado para fazer pão ou sopa por exemplo. 
Ou pode simplesmente ser descartado. Este soro verde é a materia
 prima da ultraconhecida Whey Protein! mas este líquido com aspecto 
duvidoso contem pouco mais de 2% de Proteína!

Depois de escorrido, podemos então temperar o queijo. 
Eu uso flor de sal, mas podemos dar asas à imaginação e mistura
r ervas, alho, etc.
Queijo Cottage















No final devemos ter um queijo de aspecto grumento mas com uma textura suave e um sabor leve e fresco. Algo parecido com requeijão mas não tão húmido. 

Eu fiquei fã! Podemos mistura-lo com doce, manteiga de amendoim, cereais, etc















Cottage em pão caseiro de centeio, aveia e sementes com
 manteiga de amendoim e doce de abóbora! 
Meu Deus! Show de Bola!


Nenhum comentário:

Postar um comentário